fbpx

Alta-costura vem aí, olê olê olá!

Segunda-feira (6.07) começa a “semana” de moda de alta costura!! IIIeiiiii! Eu tô bem ansiosa por esses desfiles faz tempo, porque é quando a gente mais sonha em ser a Anne Hathaway em Diário da Princesa!!

diario-da-princesa

…Só sendo princesa pra usar alta-costura, né?

Uma vez eu fiz um curso com o João Braga – ícone acadêmico do sanduba – e em uma das aulas ele explicou, tim tim por tim tim, o que realmente era a haute couture. 

Então, pra assistirmos aos desfiles da semana que vem bem informadas, vou fazer um resumão sobre os critérios pra fazer – de verdade – parte desse mundo de fantasia fashionista! 

sala-de-aula-no-sanduba

 To super feliz que achei meu caderninho com as anotações!! 

Começando do começo: Alta costura é que nem McDonald´s. =) (constatação dessa pessoa que vos escreve, não foi João Braga que disse isso, tá?haha Olha processo vindo na minha direção)

Por exemplo: se você está na praia tomando cerveja com o pessoal, aí bate uma fome doida e você junta dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergilim, você fez um Big Mac? Nãããão, você fez um sanduíche, e só. Independente de o quão gostoso ele é. 

Com a alta costura acontece a mesma coisa: você pode fazer um top-power vestido, com materiais nobres, mão de obra especializada, e ele não vai ser um vestido de alta costura, porque os franceses meio que REGISTRAM EM CARTÓRIO o nome alta costura.

Durante a Segunda Guerra Mundial (oi, aula de história?) Hitler bigodudo quis transferir a capital da moda de Paris para Berlim e Viena. Como a gente pode imaginar, na época – e até hoje, né? –  todos os costureiros mais tops estavam na capital francesa, e era e de lá que vinha tudo que era tendência, criatividade e estilo…

 Hitler foi bem malandrinhos, mas mais ainda foram os costureiros de Paris, que de um jeito à francesa (hahahahaha) foram lá, bem escondidinhos, e criaram um sindicato pra patentear a alta costura: foi fundada a Chambre Syndicale De La Haute Couture.  

De lá saíram todas as regras que determinam o que é alta costura! 

arbitro_cartao_vermelho-sanduiche-de-algodao-fooooraaaa

Se não seguir as regras, tááá fooooora!! =)

Entre elas: 

– cada vestido precisa ser trabalhado cerca de 150 horas – numa jornada normal isso significa quase 26 dias!

– desfilar em paris duas vezes por ano (ou seja, a cada estação). Sendo que a coleção deve ter no mínimo 35 modelos para o dia e para a noite

– quem faz peças de alta-costura tem que ter uma loja (que não vale ser alugada, tem que ser de propriedade da grife) numa determinada região de Paris chamada triângulo da alta-costura. (O blog Conexão Paris explica bem bonitinho neste post o que é essa região!) 

– ter, no mínimo, 15 empregados no atelier

O público que consome alta costura é super restrito (como se pode imaginar). O Prof. Johnny Braga disse que, no máximo, existem umas 500 clientes pelo mundo…  Todas devem estar em Hollywood! 

simposon-fashion-no-sanduiche-de-algodao

Parece, mas não é!

Então tá: quando a tia da vizinha disser que faz vestidos alta-costura (porque são feitos sob medida) a gente já sabe que é engaaaaaaaaaaaaaaaaaaano!

E que venham os desfiles de alta-costura!


  1. JANAÍNA DISSE:05/09/2009 às 22h35O texto está OTIMO!
    Minha professora sempre chama as lojas/marcas que produzem roupas “finas” como alta costura e eu já havia lido que um estilista só pode chamar sua roupa de alta costura quando abre um atelier e as produz no frança seguindo normas e tal.
    :**Responder
  2. LIANE DISSE:07/08/2009 às 12h52Obrigado!
    Vou repassar p as meninas que trabalham comigo!
    parabens pelo blogResponder
  3. SARAHFLYGARE DISSE:08/07/2009 às 10h44Gente, que burocracia pra fazer alta costura. É praticamente impossível entrar no mercado! :o
    Muito boa a informação, adorei!beijoooos! *;Responder
  4. HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 14h11Letiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia!!
    eu sabia que tinha lido alguma coisa de alta costura/ italia!!!
    hauhahauha
    cheguei em casa agora e fui ver um por um pra cahar!entao, olha o que acontece: tem marcas que ate podem ser de origem italiana (tipo, valentino), mas pra fazer alta ostura ele teve que se estabelecer em paris, ter atlier por lá.. etc etc tec…=)——————————
    meninas, adorei o retorno de vcs nesse post! vou estudar cada vez mais pra poder faezr mais posts de historia da moda!
    bjitossssssResponder
  5. AMANDA DISSE:06/07/2009 às 13h29E Karen querida, os desfiles (espetáculos) de Haute Couture sao super necessários para todas as pessoas que trabalham com criação de moda, e outras seções mais. De onde vc acha que vem as tendencias de um Prét-à-Porter??? E a graciosidade com que eles conseguem fazer costuras quase que invisíveis??? É quando eles tem a possibilidade de fazer algo, nao só para vender, mas para ser admirado, mesmo que nao compremos. Essa ainda é a magia, a fantasia, que resta na moda!Responder
  6. AMANDA DISSE:06/07/2009 às 13h21Mon cher, cette classe a été super!
    Você aprendeu direitinho com Johnny hein gata?! Fez a lição de casa e ainda monitorou a turma!! kakakakkakakaka Amei, sou seduzida pelos desfiles de Galliano, ai ai. Só faltou vc passar a lista das maisons que fazem parte deste etéreo mundo. E realmente são poucas as clientes, afinal você tem que ir ,em media, fazer três provas do vestido que encomendou, logo ali, em Paris ,)Responder
  7. MAIRA DISSE:06/07/2009 às 11h47Demais esse post…super amei a aulinha de história…Você pode me indicar alguns livros de moda interessantes…Obrigada, beijokas e sucesso… :)Responder
  8. EVELINE DISSE:06/07/2009 às 10h07Olá HelôSempre visito seu blog, mas hoje você se superou. Achei excelente o post. Parabéns pela explicação detalhada. Simples e objetiva. Ficaremos felizes se investir em posts como este. Serão sempre bem-vindos!Responder
    • HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 10h13Oi eveline!! thanksss!!
      estou preparando mais alguns com gotinhas de hist da moda!!
      volte sempre, viu!!
      beijocasss =)
  9. KAKÁ MONTEIRO DISSE:06/07/2009 às 09h51Oi, Helô!Adorei o post! Meus parabéns! não sabia dessas coisas!!beijo, beijo!Responder
    • HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 10h13Kaka monteiro, thankssss =)
      to preparando mais post sobre historia da moda, ontem passei o dia lendoooooo é tão bom né?
      beijocas e otima semana!
  10. JÉ NOGUEIRA DISSE:06/07/2009 às 08h04Nossa! A-DO-REI!!!
    Mto interessante Helô!Boa semana!
    Beijos!Responder
  11. MARIAH JB DISSE:06/07/2009 às 01h08Helô, seus posts não existem igual hahaahha! Mtoooo bom!
    Eu AMO o João Braga, ele me deu aula de História da Moda na minha faculdade, e confesso que era o único que conseguia prender minha atenção!
    Aiii que prof bommmmm gente!Beijos!!Responder
  12. KAREN DISSE:05/07/2009 às 23h59Vou te falar uma coisa… não sei what’s the point de nós ficarmos vendo alta costura. Quer dizer, nenhuma de nós, meras mortais, podemos usar mesmo!! Acho melhor falar de coisas “pobrinhas” que aí a gente não se sente mal por não ser celeb kkkkkResponder
    • HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 09h31Oi karennnn, super respeito sua opiniao, mas não concordo com ela! =)por exemplo, vc deixa de ir num museu pq lá existem coisas que nao pode ter em casa? tudo é inspiração, experiência estética, ampliação de horizontes…a gente não pode reduzir o mundo só pq nem tudo dentro dele pode fazer parte do nosso espaço=)
      beijocass
  13. DENISE GEBRIM DISSE:05/07/2009 às 03h10ops, Brasília! hihihihiResponder
  14. DENISE GEBRIM DISSE:05/07/2009 às 03h10Adorei o post!!! João Braga é tudo…queria muito fazer o curso dele! Quem sabe consigo fugir de Braília no próximo, né?!
    Beijokas nega!
    Responder
    • HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 10h24DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENISEE
      QDO VOLTA PRA SP??
  15. JULIA DISSE:05/07/2009 às 00h09Ótimooooo postResponder
  16. ZÉLIA DISSE:04/07/2009 às 20h57Oi Helo td bem ? conheci seu blog através do GE e to adorando,inclusive te acompanho no Twitter é o máximo….e li onde vc trabalha que legal…agora me tira uma dúvida p trabalhar onde vc está é obrigatório falar outros idiomas ? quais vc fala? já li vc falando que visita sites de vários paises…adorei aquibjusssssssssssResponder
    • HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 10h25ZÉLIA, NAO É OBRIGATORIO FALAR OUTRAS LINGUAS (AQUI NO SITE DA RG VOGUE SÓ O INGLES QUE É BASICO MESMO)PQ A GENTE FREQUENTA MTOS SITES GRINGOS, SABE?
      MAS FALAR OUTRAS LINGUAS AJUDA SIM, E MUITO!EU ME VIRO NO ALEMAO, NO FRANCES, NO ITALIANO E NO INGLES =)BJITOSSSSSS
  17. ANA DISSE:04/07/2009 às 18h22Oi Helo! Adooorei seu site! O meu bloguinho ainda está no começo..assim como eu! Mas adooorei seu estilo! E a aula de auto-custura foi TUDO!
    Amei de mais!
    Beijinhosss*AnaResponder
  18. MARCELA DISSE:04/07/2009 às 16h06Guria ,vc ganhou título de “Doutor Honoris Causa” da Alta Costura. Explicou tudinho e muito bem.
    Saiba que o franceses são rapidinhos em tudo, quando o assunto é reserva de mercado. O termo ” Champagne” também entrou para o rol.Só é Champagne, meus caros, quando a bebida “com muitas bolhinhas de alegria”, for produzinda com os critérios estabelecidos e na região de Champagne, na França.
    Entonces, o resto é resto, ou Prosecco, Espumante, Cava…
    Será que o “Sushi” também só será sushi no Japão? Os Japs não aguentam mais tanto cream chesee.Responder
    • HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 10h26AULA DE CHAMPAGNE COM MARCELA LEAO AQUIII E
      E
      E
      E
      E
      E
  19. THALITA PERES DISSE:04/07/2009 às 13h33Eu fiz o mesmo curso, Cultura de Moda com o João Braga. Ele sabe muito e o investimento vale a pena. No meu blog, eu comecei a postar o que aprendi, mas por enquanto, só coloquei da superstição do Christian Dior… hehehe…
    BeijosResponder
  20. LARI DISSE:04/07/2009 às 11h32Oi Helô,Muito boa mesmo o teu post, explicou e descomplicou! Pra quem se interessar, tem um documentário muuuuuuuito maravilhoso sobre a criação da coleção de alta-costura da Chanel, desde Mr. Lagerfeld desenhando as peças até o desfile lindíssimo. Mostra muito bem o trabalho das costureiras, a verdadeira arte que é um vestido couture. Acho que é Chez Chanel o nome do filme. Ah, também gostaria de comentar que as hollywood babes que consomem alta-costura não pagam pelas peças, né? Elas ganham tudo de mão beijada como se já não bastasse serem lindas e invejadas hehehehe As mulheres que realmente compram vestidos e tailleurs couture são “apenas” milhonárias anônimas…Responder
    • HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 10h27LARI, VC TA SUPER CERTA!
      PESSOAL DE HOLLYWOOD GANHA MTAS PEÇAS MESMOOO
      MAS TBM CONSOMEM UM MONTE!EU TO LENDO SO COMMENTS E VI QUE ALGUEM TBM FALOU DO PESSOAL DO ORIENTE MEDIO, E TA SUPER CERTO!!
      ELES SAO TOP CONSUMIDORES TBM!! =)
  21. AMANDA TROVATTO DISSE:04/07/2009 às 00h37Oi helô! Como dei uma olhadinha aí em cima… sou MAIS UMA das que lêem mas NUNCA comentaram… esse post realmente mereceu! Não deu p/ passar e sair de boca fechada…
    Adorei a explicação, a aulinha gratisss e de um jeito muito leve, uma delicia! Suuuuuper Parabens!!!
    Acjho q vc leva jeito pra coisa heim?! Se der aula na Escola Sao Paulo, JUUUURo q me inscrevo!!!rsrsrsBeijinhos
    AmandaResponder
    • HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 10h28AMANDA TROVATTO, PERDE ESSA VEGRNHA DE COMENTAR MENINA!!
      AHHAHA EU DEI AULA DE INGLES UMA EPOCA, SÓ FALTAVA EU DAR CAMBALHOTA LA NA FRENTE
      HAHAHHAHA
      SINTA-SE SEMPRE BEM VINDA, TÁ?
      BEIJOCAAAAAAAAAA QUERIDA!!
  22. SABRINA DISSE:04/07/2009 às 00h23Helô: Que didática você! Adorei a explicação!
    Sanduiche de algodão é cultura, né? Beijo, beijo, beijo!Responder
  23. ONNARA DISSE:03/07/2009 às 23h15hauhauhauha adorei!! entao a costureira da casa da vizinha pensa que faz, mas nao faz…tadjjjjjinhas! mas eu nao vou falar…deixa elas pensarem! afinal, nao somos nada sem as costureiras, msm nao sendo de parrrrrííí heheh bjosResponder
  24. LÚCIA DISSE:03/07/2009 às 21h34Oi Helô, obrigada pela aula – fantástico esse post!
    Bjs, e bom fim de semana para vc tb, em Campinas e em SP.
    LúciaResponder
  25. BRUNA TAVARES DISSE:03/07/2009 às 20h21Helô você é mega didática…caraca é super tecnico isso e vc plim fez ficar super acessível o entendimento!
    Parabéns de verdade!Não é mole não!(pior que jornalismo científico…rs)
    Vou imprimir hehe
    beijosss lindaResponder
  26. KATHIA DISSE:03/07/2009 às 18h21Oi Helô!!! AMEIIII seu post, eu não sabia nada do que vc escreveu
    Nada mesmo!!! Valeu
    BjsssResponder
  27. LUCI DISSE:03/07/2009 às 17h24Que maldade a patente…. já fizemos vestido com muiiitttooo mais horas trabalhadas….
    Mas amei o histórico resumido e simplificado.
    bjooResponder
    • HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 10h28luci marcal, nao ter a patente nao tira a BELEZA das suas peças, viu!! =)
  28. MARIANA DESIMONE DISSE:03/07/2009 às 16h53Oi Helô!Parabéns pelo blog e pelo post… navego bastante por blogs de moda (adorooo!), mas meu, eu não sabia de nada disso que você escreveu nesse post. Amazin! Beijoss!Responder
  29. MARA RUIPERES DISSE:03/07/2009 às 16h38Helô como faço pra ir nessa semana??? É tipo assim, só convidados… dá para comprar convites, todo ano tem…. aonde será???…
    Beijossssssssss e ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii o possssssssssssssttttttt!!!!
    Muito educativo!beijosssResponder
    • HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 10h30MARA RUIPERES: ROLA MAIS OU MENOS QUE NEM A SEMANA DE MODA DE PARIS MESMO, OS CONVIDADOS SÃO OS EDITORES, TOP FOTOGRAFOS, ALGUMAS CELEBRIADADES… ANDEI LENDO POR AI QUE EM FUNÇÃO DA CRISE OS ORGANIZADORES DOS DESFILES ESTAO PENSANDO EM COMECAR A VENDER INGRESSOS…. MAS ATE AGORA ISSO NAO EXISTE AINDA…VAI SABER, NÉ?
      TBM SONHO EM IR!
      BJIIITOOO
  30. CAROL DISSE:03/07/2009 às 16h11Helô,não tem uma coisa também que, pra ser alta costura, tem que ser costurado à mão?Responder
    • HELÔ GOMES DISSE:06/07/2009 às 10h30CAROL, ISSO FAZ PARTE DO ARTESANTADO APURADO QUE EU FALEI LÁ EM CIMA!! :)
  31. KAROL DISSE:03/07/2009 às 15h59adooooram*Responder
  32. KAROL DISSE:03/07/2009 às 15h57Helo! post suuuper interessante!
    Que riqueza tudo isso! nuunca que imaginei que haviam essas regrinhas, e que fosse tão restrita a “coisa”.
    Pq realmente,as tias adooooran dizer que fazem alta costura! aslocka! hahahahbjss =*Responder
  33. HER DISSE:03/07/2009 às 15h54qualquer um pode fazer alta costura?não Pódzi.Responder
  34. LETICIA DISSE:03/07/2009 às 15h38helô a moda italiana não é haute coutore então ?Responder
  35. CHARMENE DE CARA DISSE:03/07/2009 às 15h29Cliente de alta costura em Hollywood? Eu acho que não… O povo do Oscar pega emprestado, tira foto e depois devolve! E as grifes vendem perfume com isso!
    Acho que as 500 clientes de Alta Costura são princesas em geral, zilionárias do Oriente, as Carmens da vida.BeijosResponder
  36. MANOELA DISSE:03/07/2009 às 15h20Helô! Parabéns pelo post super pesquisinha! Tá aprendendo com a sua boss Alê, né? ADORO quando os jornalistas se dedicam assim, fica muito mais gostoso de ler…certeza que você vai ter muito sucesso!!Responder
  37. ANGELINA LEITE DISSE:03/07/2009 às 14h35Adorei esse post! Em geral, me divirto muito com a linguagem divertida dos seus posts, mas esse está fantástico!
    ParabénsResponder
  38. MARI FARIA DISSE:03/07/2009 às 14h23hahahaha…”Alta Costura é que nem McDonald’s” Vc é ótima!kkkk!Adorei o post!Tb adoro história da moda!Faça mais posts sobre isso sim,com esse jeito leve e bem humorado que vc escreve!Nunca comentei aqui mas adooooro o blog!Me divirto!Beijão Helô!Responder
  39. GABI DOMINGOS DISSE:03/07/2009 às 14h03I Love Sanduiche de algodão!Responder
  40. HELÔ GOMES DISSE:03/07/2009 às 13h37Daiane: eu tbm amooooo vou fazer mais post sobre hist da moda!! animei!! =)===
    Camylaaaa eu tbmmmmmmmmmmmm!!! ======Anaaa imagina, todos os estilistas ali pra vc, do dia pra noite? yaauahuah====
    hahahaha vou patentiar Thay =)GENTE, EU ADORO QUE AS LEITORAS (MESMO) DO ALGODAO SÃO LINDAS!BOM FINAL DE SEMANA PARA TODAS NÓS
    EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEResponder
  41. GABIIII FREIRE DISSE:03/07/2009 às 13h34ops, INSPIRAR.Responder
  42. GABIIII FREIRE DISSE:03/07/2009 às 13h29Helo,Vc consegue superar!!!
    Fico impressionada com os post’s incriveis aqui no Sanduba!Sem falar no bom humor.PARABENS!!E muito obrigada por tanta insipiracao…Um beijo.Responder
  43. LIA DISSE:03/07/2009 às 13h20Oi Helô,
    passo sempre por aqui, mas nunca comento. Adorei a aulinha, muito bom o post. BeijoResponder
  44. ANNE RAYSA DISSE:03/07/2009 às 13h12Adorei a explicação menina!!!
    Super válida ein!!!*Ansiosa para os desfiles *-*Responder
  45. THAYANE DISSE:03/07/2009 às 13h01Adooooorei o termo:“Alta costura é que nem McDonald´s”…Pode patentiar a frase…rsParabéns pelo post…mto bom!Aliás sou leitora assídua do seu blog e te sigo no twitter…nunca cometei nada por aqui…mas fiquei afim de começar a soltar o verbo…não contra vc, jamaaais…E sim contra as invejosas de plantão…sai pra lá urucubaca!
    Não tem o q fazer!?!?…vão ler um livro!!!
    Afff…Pronto…agora q defendi uma das minhas blogueiras amadas..relaxei….hihihiBjos Helô
    =]Responder
  46. ANA DISSE:03/07/2009 às 12h48Adorei a aula!!!
    E concordo quando diz que: “quando a gente mais sonha em ser a Anne Hathaway em Diário da Princesa!!”
    Bjs, Ana
    ttp://utilnecessario.blogspot.com/Responder
  47. CAMYLA MENDES DISSE:03/07/2009 às 12h40Helô, adorei o post! acho pessimo aqueles ateliers de noivas que poêm no anuncio “Haute Couture”, aloww! só n é! hehehe! os desfiles são um sonho msm.. bjssResponder
  48. DAIANE DISSE:03/07/2009 às 12h35Estou amando esse blog! Adorei esse post com dados históricos. Sou apaixonada pela história da moda. Bjs!
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

cadastre-se aqui para receber cultura, descontos e amor