fbpx

aula de auto estima com o Davi de Michelangelo

Saído das mãos de um dos maiores gênios da arte de todos os tempos, o Davi (1502-1504) de Michelangelo é uma escultura em mármore maciço com mais de 4 metros de altura de corpo, e mais de 5 metros contando com a base – vamos deixar piadinhas sobre os centímetros restantes de lado, porque, né, se não queremos ser julgadas por nosso corpo também não vale fazer isso com os migos.

O que pouca gente sabe é que:

A escultura remete à história bíblica de Davi e Golias, na qual o gigante e arrogante Golias (um soldado filisteu) é derrotado por Davi (apenas um rapaz) que assim ajuda os israelitas a vencer a batalha contra os filisteus.

Muitas vezes antes esta história foi representada de várias formas, mas Michelangelo difere das anteriores representações ao escolher esculpir um Davi sem Golias (tipo assim, Davi na bolha dele mesmo), e acima de tudo ao não representar um Davi vencedor.

Ao invés do que era comum, aqui Davi aparece sozinho e no momento que antecede a batalha. Ele avança desnudo para o terreno onde Golias o aguarda, carregando apenas no ombro esquerdo a funda (tipo uma corda) que ele usa pra matar o tal do Golias.

A influência clássica é super visível na aproximação da obra ao esquema do kouros grego. E também no fato do artista escolher esculpir um corpo saradão blogueiro fitness em oposição, por exemplo, aos corpos magros das figuras adolescentes de Donatello. 

E, assim, apesar da obra exprimir algum movimento, ela é acima de tudo uma escultura que apresenta uma “ação em suspenso”!

Vê só: toda a anatomia do Davi exprime tensão, apreensão, mas também ousadia e desafio, já que as veias estão dilatadas, a testa franzida e o olhar é feroz e ao mesmo tempo cauteloso:

Vocês não tem a impressão de que a escultura parece ter uma vida própria interior bastante agitada, apesar da aparente clama e passividade exterior?

bem pleno, bem louco.

Por isso, fizemos essa blusinha pra vocês: a bolha de Davi! Pra todo mundo que vai pra guerra, mas vai inteira de si! <3

Gostou? Clica aqui pra vestir a camiseta dessa auto estima todinha

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Fechar Menu
×

Carrinho