Cannes Lions 2023 – um show de referências incríveis

por | 1/07/2023 | 2023, cinema, festa, história da moda, lifestyle, moda, televisão, vida interior

O Cannes Lions chegou ao fim, mas o famoso Festival de Criatividade deu muito o que falar, reunindo grandes destaques do universo da comunicação. Os prêmios do Festival são divididos em Grand Prix, Leões de Ouro, Leões de Prata e Leões de Bronze e claro que não poderíamos deixar de falar um pouco sobre os vencedores do Grand Prix de 2023!

Dentre os premiados nas diversas categorias abrangidas pelo evento, um dos grandes destaques foi a FIFA 23 x Ted Lasso da Apple, a parceria uniu a série vencedora de alguns Emmys e o jogo que é sucesso entre todas as idades. Além de levar o Grand Prix, a ação gerou um aumento de 35% na audiência da série e o time fictício foi o 17° mais utilizado no game. Massa, né? 

Outra campanha premiada, foi a nova versão do “Not Just a Cadbury Ad”, produzido pela Ogilvy Mumbay. Já havíamos falado sobre a primeira edição da ação em uma News do ano passado, mas agora a campanha foi além, utilizando Inteligência Artificial para auxiliar pequenos negócios espalhados pela Índia a se reerguerem. Como assim? Além de adaptarem o anúncio, por meio de Machine Learning para alterar a fala e os gestos do ator, promovendo diferentes empreendimentos para audiências de diferentes regiões, a ação possibilita que outros empreendimentos criem seu próprio anúncio no site. Vale a pena conferir!

Agora, falando do cenário nacional, logo no segundo dia do Cannes Lions, a AKQA São Paulo recebeu o primeiro prêmio brasileiro na categoria Digital Craft, com a campanha “Never Done Evolving”, criada para a Nike. E não parou por aí! No dia seguinte, o case “TERR4” ganhou na categoria Creative B2B, criado pela AlmapBBBDO para B3 e Nações Unidas e o resultado ficou incrível. O Brasil recebeu logo seus dois primeiros Grand Prix de uma vez só!

Foram 5 dias de evento, inúmeros prêmios entregues e campanhas verdadeiramente inspiradoras. Podemos dizer que o Festival Internacional de Criatividade já deixou saudades. Mas você ainda pode conferir, com calma, todos os premiados, é só acessar o link abaixo.

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Os consumidores de 2025 estão batendo na porta!

Nós estamos mais perto de 2025 do que de 2020. Eu sei, parece uma maluquice, mas é a verdade. Isso significa que já está na hora de direcionarmos nossa atenção para o comportamento dos consumidores em 2025. Esse foi o tema do relatório Future Consumer que a WGSN, referência no universo das tendências, apresentou no Cannes Lions 2023. 

O estudo indica que os consumidores dessa nova geração se dividem em 4 grandes perfis. Bora conhecer um pouquinho de cada um deles? Os niilistas são aqueles que não possuem esperança nas instituições e que procuram suas próprias métricas de sucesso fora dos padrões sociais. Os reducionistas procuram por maior contato humano e valores compartilhados. Os guardiões do tempo, como o próprio nome diz, acreditam que o tempo é o recurso mais importante e deve ser poupado. Finalmente, os pioneiros são aqueles cujos valores se fixam na criação e inovação. Interessante, né? 

A grande questão é que o mercado, principalmente a área criativa, vai ter que se debruçar sobre essa nova geração que está chegando para entender como atraí-los. Para compreender melhor sobre cada perfil e seus gatilhos, é só clicar no link a seguir. 

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O que sobrevive ao hype?

Ainda seguindo dentro do Festival de Cannes, Jaqueline Bosnjak, produtora de filmes e CEO da Q Department & Mach1; Nilesh Ashra, CEO da OK Tomorrow; e Gemma Battenbough, líder de Parcerias da Twitch discutiram quais tendências vieram para ficar. 

O centro da discussão foi como será o mundo daqui a 18 meses, refletindo sobre quais tendências de hoje têm maior potencial de sobreviver ao hype e seguirem sendo importantes. A Inteligência Artificial, o áudio espacial, o Twitch e as lives são algumas ferramentas destacadas ao longo da discussão que seguirão ganhando espaço no meio da comunicação e criatividade. 

Falando em Inteligência Artificial, temos um conteúdo especial para quem quer desbravar este universo e aprender a explorar as IAs de forma ética e eficiente. Confira nosso evento sobre o assunto aqui!

Já para ler um pouco mais sobre o que esperar das tendências daqui a 18 meses, clique no link abaixo! 

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Pinterest, Heinz e Tattoos: tudo junto em Cannes

O Pinterest e a Heinz não parecem ter muita ligação, não é mesmo? Pois é aí que você se engana. Essas duas marcas se uniram para criar a campanha Heinz Tattoo Ink, uma experiência focada em tatuagens lá no Cannes Lions. Não esperava? Calma que tudo faz sentido…

A Heinz desenvolveu sua primeira tinta de tatuagem vermelha sem ingredientes nocivos e para todos os tipos de pele. Afinal, muitas tintas coloridas estavam sendo banidas por serem nocivas. Em paralelo, o Pinterest organizou uma entrevista interna e apontou que a pesquisa por tatuagens na plataforma era enorme. 

Então, as duas empresas se uniram e montaram uma experiência única em Cannes. Quer ver mais sobre a ativação? Então, clica no link abaixo! 

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Autor:

Helô Gomes
Helô Gomes é bacharel em jornalismo, premiada nacionalmente com a obra "Cordel de Moda - arte e Cotidiano na feira de Caruaru"; cobriu as principais semanas de moda do circuito Nova York, Londres, Milão, Paris, Rio e São Paulo, publicou e apresentou pesquisas científicas a convite da USP em Dublin, Moscou, Budapeste e Cracóvia, é apaixonada por literatura e arte e no Coletivo Lírico expressa todo seu olhar sobre a moda em forma de objetos de consumo afetivos

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