Carrinho 0 x

Coletivo Lírico: zero waste fashion

Coletivo Lírico: zero waste fashion

Traduzido do inglês-Moda com desperdício ZERO refere-se a itens de vestuário que geram pouco ou nenhum resíduo têxtil em sua produção. Pode ser considerada parte do movimento de moda sustentável mais amplo. Freqüentemente, o desperdício é criado jogando fora pedaços inteiros do parafuso devido a uma pequena imperfeição no tecido.

O zero waste (zero resíduos) possui um método de criação cujo principal objetivo é não gerar resíduos sólidos têxteis durante o processo de confecção da roupa, que possam impactar o meio ambiente. É uma técnica ainda pouco conhecida no Brasil e pouco utilizada, tanto no ensino técnico de moda quanto nas empresas. 

O estudante Danilo Gondim Breve desenvolveu uma pesquisa super legal sobre o tema para a Universidade de São Paulo (USP), em 2018, em que escreveu que a técnica ainda é muito pouco conhecida no Brasil, mas fez uma análise de alguns autores e pode ter seu artigo visto aqui.

Mas a verdade é que o termo nada mais do que algo que não “emite sobras” e pode ser usado em diversos setores, de diversas indústrias, ela entende a economia como uma “roda que gira mais como um trem de partida rumo a uma direção incerta”, como muito bem escreveram Franki Campbell e Eve Tokens em “What is zero waste fashion design all about”.

Olha como a gente tá chique, Brasil!

zerowaste-fashion

(blusinha na modelo Andrea Mattos tamanho XM, modelo camiseta, cor algodão preto, estampa Van Gone aqui)

é por isso que aqui no Coletivo Lírico, na nossa loja online, você é co-criadora de cada peça: escolhe cor do algodão, desenho, e modelagem: olha que poderoso, é a cadeia têxtil na sua mão.

+ fora a tecnologia de ponta na pintura das estampas

+ o carinho

+ as cartinhas à mão

+ o perfume exclusivo que vai na lavagem do tecido

+ a criatividade das estampas =)

Gostou? E aí? Ficou com vontade de ser um #coletiver?

Comentários(0)

Escrever um comentário