Como saber se preciso comprar algo?

por | 16/09/2023 | 2023, cultura pop, história da moda, literatura, moda, negócios da moda

Freud VS Descartes

Para a psicanálise, o sujeito é também o sujeito do pensamento – inclusive e, principalmente, pelos pensamentos do inconsciente. Pois é, a grande descoberta de Freud é que o inconsciente é feito de pensamentos. Sim. Existe lógica nos sonhos. E, se existe lógica, pode existir um método. Com a metodologia descoberta, podemos mudar e melhorar comportamentos.

Essa herança da filosofia cartesiana (que significa pensar logicamente desconsiderando fake news obviamente) é o ideal do cientificismo da psicanálise. E antes de você achar que estou andando em voltas nesse texto, explico:

O que o seu sujeito “consumidor” tem a ver com Moda? Bom, absolutamente tudo. Porque tudo que está no seu desejo, no seu insconsciente, vai encontrar uma forma de se manifestar.

A metodologia adotada por Freud e por Descartes era bem parecida: na restituição de um sonho, quando muitas vezes o sujeito (eu, você) somos tomados pela dúvida, pautando o relato do sonho com esse mesmo aspecto de cogitação dubitativa; é essa dúvida que traz, propriamente falando, a certeza. Como diz Lacan lá no Seminário 11: “Lá, onde ele duvida…. é certo que um pensamento lá se encontra, o que quer dizer que ele se revela com o ausente”

Está na dúvida se vale a pena comprar algo ou não? Experimente um novo jeito: espere um dia (deixe-se nocautear Freud deixando seu adulto interior no controle dos desejos) e, depois, vença Descartes, passando o consumo pela razão, e se a compra acontece (sem caráter de julgamento) pelo filtro do simbolismo (pode ser utilitário, saciando um desejo de consumir determinada marca, pode ser por vaidade mesmo e está tudo bem.). Mas, como diz aquela canção Amor pra Recomeçar, do Frejat:

Eu desejo que você ganhe dinheiro
Pois é preciso viver também
E que você diga a ele, pelo menos uma vez
Quem é mesmo o dono de quem

Fiquem com Frejat ao vivo no Rock’n Rio:




Autor:

Helô Gomes
Helô Gomes é bacharel em jornalismo, premiada nacionalmente com a obra "Cordel de Moda - arte e Cotidiano na feira de Caruaru"; cobriu as principais semanas de moda do circuito Nova York, Londres, Milão, Paris, Rio e São Paulo, publicou e apresentou pesquisas científicas a convite da USP em Dublin, Moscou, Budapeste e Cracóvia, é apaixonada por literatura e arte e no Coletivo Lírico expressa todo seu olhar sobre a moda em forma de objetos de consumo afetivos

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