fbpx

conheça 5 canais do YouTube pra aprimorar seu olhar artístico

youtube-arte

A internet disponibiliza materiais incríveis e, em meio a tantos vídeos, animações e entrevistas, pode ser difícil encontrar um local que concentre todos estes artigos para ajudar curiosos a encontrarem algo relevante – culturalmente falando. Por isso, reunimos 5 canais do YouTube que vão refinar seu olhar e seu coração quando o assunto é arte!

1 – British Film Institute National Archive


Encontrar curtas ou até mesmo trechos de producões cinematográficas do final do século XIX e início do século XX pode ser uma tarefa difícil. Por isso, o canal BFI films pode ser uma boa maneira de chegar no assunto. Há ainda entrevistas e comentários de especialistas do meio que podem instigar discussões sobre a sétima arte, seja referente a filmes e programas de TV mais recentes quanto grandes clássicos. A seguir, você poderá ver um curta em que professores explicam o funcionamento da chamada lanterna mágica, aparelho usado antes da criação do cinema para contar histórias e criar cenários por meio de luzes, fumaça e espelhos.

Charles Dickes e a lanterna mágica

2 – MoMA Videos

O canal do Museum of Modern Art de Nova York oferece aos curiosos a oportunidade de conhecerem grandes nomes do mundo da arte, sejam eles atuais ou do início do século XX. São várias as seções, como uma dedicada apenas a iniciação às técnicas de gravura e outra na qual artistas contemporâneos discorrem sobre inovação e interações com o público. Abaixo você poderá assistir um vídeo de outra série, intitulada Behind the Scenes, em que especialistas contam algumas curiosidades da obra “The Swimming Pool” de Henri Matisse e como o museu faz para mantê-la conservada.

“Henri Matisse: The Cut-Outs” – a obra dele sendo preparada pra exposição

3 – Shoo Rayner Drawing

Se você estiver procurando algo sobre expressões faciais, por exemplo, o canal do autor de livros infantis Shoo Rayner pode ser uma boa opção. Com uma linguagem acessível – ainda que seja em inglês – e com bastante didática, ele ensina técnicas básicas para que você comece suas próprias criações, além de ajudar a desenvolver conceitos e dar dicas profissionais para seus espectadores. Confira abaixo um vídeo no qual o ilustrador compartilha alguns conselhos para jovens que desejam seguir a mesma carreira que ele. A melhor dica? “Se interesse pelas coisas… Toda noite antes de dormir, leia alguma coisa”; Vem ver:

“se interesse pelas coisas”

4 – Cooper-Hewitt

Este canal do National Design Museum dos Estados Unidos é uma maneira de mostrar aos curiosos um pouco da história do design e ainda apresentá-los as mais novas tendências da área por meio de diferentes seções, como aquela dedicada a explicar termos e técnicas do ramo em vídeos de cerca de 2 minutos. A seguir, você poderá assistir a um evento promovido pelo museu sobre a relação entre identidade e os quadrinhos, sem deixar de lado a figura dos super-heróis, bem massa:

5 – Philip Scott Johnson

Se você não sabe muito bem o que se encaixa aonde no universo da da arte, este canal te dá a oportunidade de fazê-lo de modo bastante simples. Selecionando imagens que se destacaram dentro do tema selecionado e fazendo vídeos curtos, o Philip Scott Johndon aborda desde os retratos da mulher no cinema até a arte barroca. Confira abaixo um exemplo destas produções em que o assunto em questão foi a Renascença.

pra agradar o olhar <3
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho