…..where art and nature blend in an eternal embrace.” – Plinio the Younger

Única coisa que consigo pensar é:

Se você não é a Anitta, atriz, influencer, angel da Victoria Secret’s e/ou ou cliente zilionária para ter sido convidada para o desfile Alta Moda 2023, que rolou no último 9 de julho, na Itália, da marca Dolce & Gabbana (HAHAHAHAHAHA HOW DO SPELL GABBANA) vem aqui comigo porque eu estou sem nada pra fazer e decidir olhar o que o hipercapitalismo de qualidade (ou, que deveria ser a máxima no quesito qualidade estética, material, ética, poética entre outras); pois; à princípio não enfrentam nenhum tipo de questão financeira que prejudicasse o rolê, até onde eu sei.

E, olha, dá pra pelo menos você ver o que o pessoal tá passando clicando aqui. (Vai stalkear coisa bonita no lugar de ficar procurando saber da vida alheia!) Ah, e se vc pensa: ah, nunca vou poder comprar uma peça dessas, pare tudo, volte 10 casas no jogo da vida e leia este post aqui.

É meio que uma experiência estética do rolê sem precisar ter a experiência social – que, às vezes, é credo mesmo que pessoas de alma horrorosa. Porém, que criação linda!

Vamos lá: o motivo da escolha de Puglia como local do desfile foi esse aqui:

Helen Mirren é a porta-voz da “Save the Olives”, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2017 em Tricase (Lecce) para combater a epidemia de Xylella. Esta bactéria vegetal já destruiu mais de 21 milhões de oliveiras em Salento, mudando drasticamente a paisagem. “Save the Olives” está empenhada em encontrar variedades de azeitonas resistentes à Xylella e promover a enxertia precoce para proteger a herança milenar da Puglia.

Eu nem sabia que existia organização pra combater bactéria.

“Uma causa evidente em razão da qual muitos não experimentam o sentimento justo da Beleza é a falta daquela delicadeza da imaginação necessária para que se possa ser sensível àquelas emoções sutis”

David Hume

Tô eu aqui no auge dos meus 38 belos anos combatendo minhas próprias neuroses enquanto tem gente salvando a vegetação. E eu achava que usando emoji de girassol tava desejando a paz mundial. kkkk

Achei tão digno. As roupas poderiam até ser feias que eu ia passar pano. Literalmente. Mas eles também apresentaram por lá jóias, em um antigo castelo romano. Fiquei passada.

Bom, quando trabalhei nas semanas de moda em redações de jornalismo, parecia que se a pessoa não tivesse urgência na matéria/foto/informação, isso dava para ela um senso de desimportância profissional.

Resumindo: quanto mais grossa uma pessoa fosse com você, teoricamente, maior o cargo que ela ocupava no “mundo da moda”.

Pois bem, estou aqui assistindo Next In Fashion (tem no @netflixbrasil) acho que Alexa Chung que apresenta hein…

Dei uma pesquisada aqui é isso mesmo…

“Alexa Chung e Tan France estrelam novo programa de moda da Netflix”

  • modelo britânica Alexa Chung vai estrelar o programa Next in Fashion ao lado do estilista Tan France, da série Queer Eye. Ainda sem data de estreia, o show será uma competição de 18 designers e terá 10 episódios; parece meio project runway, né?

Uma vez pedi uma foto com a Alexia na saída de um desfile na semana de moda de Londres, ela tava fumando um cigarrinho na paz de Deus, deve ter me achado uma pentelha porque me olhou com ares de ódio kkkk eu ia mentir e dizer que ela foi fofa mas um dia eu vou morrer e todas minhas cagadas vão aparecer no Power Point de Deus.

Fiz a foto, mas preciso rolar muito o feed pra encontra. Será que faço essa viagem? Talvez se eu procurar pelas # que na época eu odiava fazer eu ache. Preciso contar do meu pesadelo dessas # e do texto pronto vindo de cliente pra publipost.

Bom, vivi experiências fantásticas e maravilhosas no F*Hits, mas confesso que ali não era o meu lugar. Eu nunca tive por objetivo de vida ser madame. Eu sempre tive por objetivo de vida ser feliz. Não casava, sabe? Fico super contente que vejo, hoje, várias redes de blogs com um networking para o mais diverso e democráticos mundo dos influenciadores digitais, mas é fato que a Alice foi pioneira no lançamento do F*Hits como comunidade de blogs, eu tava lá. Eu vi o que aconteceu. E é massa ver como a encomia ampliou e o próprio nicho acabou diversificando o mercado.

Pois bem, voltemos aos looks (da passarela) de Puglia:

Eu tô bem louca ou deu vontade de usar saia estruturada (claro, não com uma anágua incômoda por baixo), mas uma saia marcando a cintura, mais feminina? Eu tô em uma fase de recuperação da minha vida, minha vaidade, minha estética e vontade de ser olhada mesmo.

Para quem não sabe, fiquei quatro anos praticamente num coma existencial criativo por motivos de agressão – horrível. o Processo Criminal já acabou – sim, vencemos! E durante esse período eu não queria o olhar de ninguém sobre mim. Era como se eu quisesse estar feia de propósito. Não queria que ninguém me olhasse. Também nunca mais consegui sair sair pra jantar sozinha. Balada então, nunca mais.

Pois bem, quando olhei essas anáguas da Dolce meu coração fez tum tum:

Me lembrou também uma cena do balela quebra nozes, até o Macaulay Culkin participa, (mais infos sobre essa pérola de 1993 aqui, eu ficava dançando na sala em looping essa fita). é uma lindeza: a moça abre a saia e as crianças saem dançando:

Não é esse, mas é mais ou menos assim:

E essa sequência de mulher gato de RENDA!!!! Me lembrou o trabalho da talentosíssima Lethicia Bronstein. Já usei tanto vestido dela! Deixa eu ver se no google tem.

E tinha! hahah no Instagram tem mais, depois vou buscar uma busca.

Achei esse vestido que usei da Balmain também uma vez quando fui cobrir o MTV Awards, MANO, não dava pra ficar sentada com esse vestido a pedra machucava muito a bunda, socorro Deus, mas o close ficou ótimo e eu tava felizona que a noite foi divertidíssima, apesar do look incômodo. Mesmo sendo Balmain.

Bom, falando de texturas e voltando à Puglia, olha isso:

Que trabalho é esse, minha Nosa Senhora da Costura Perfeita, eu poderia sair do banho todos os dias nessa colcha e ela poderia ser feita de algodão. Apenas.

Para finalizar, não finalizando nada, porque, como disseram Patricia Ceccato, Luiz Salomão, Ribas Gomez em: A SOCIEDADE DE HIPERCONSUMO E AS MARCAS DE MODA:

A sociedade de hiperconsumo atual, conforme descreve Gilles Lipovetsky, caracteriza-se pela busca da felicidade, o que, inclusive, justifica o consumo de objetos. Para tanto, os produtos e serviços à venda impregnam-se de sensações e mensagens para estimular sentimentos de felicidade. É o que fazem as marcas: impregnam as ofertas de alma, personalidade e apelo sensorial.

Mas não só isso, “o capitalismo de consumo […] foi também uma construção cultural e social que exigiu a ‘educação’ dos consumidores e necessitou do espírito visionário de empresários criativos, a ‘mão dos gestores’” (LIPOVETSKY, 2007; p. 24-25). 

Que lindeza.

Parece uma poesia de coração, do tipo do Neruda, assim ó:

PABLO NERUDA – PARA O MEU CORAÇÃO…

Para o meu coração basta o teu peito, 
para a tua liberdade as minhas asas. 
Da minha boca chegará até ao céu 
o que dormia sobre a tua alma. 

És em ti a ilusão de cada dia. 
Como o orvalho tu chegas às corolas. 
Minas o horizonte com a tua ausência. 
Eternamente em fuga como a onda. 

Eu disse que no vento ias cantando 
como os pinheiros e como os mastros. 
Como eles tu és alta e taciturna. 
E ficas logo triste, como uma viagem. 

Acolhedora como um velho caminho. 
Povoam-te ecos e vozes nostálgicas. 
Eu acordei e às vezes emigram e fogem 
pássaros que dormiam na tua alma. 

Pablo Neruda, Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada

E que nosso coração bata muito por tudo que faça nosso olhar se encantar!




Autor:

Helô Gomes
Helô Gomes é bacharel em jornalismo, premiada nacionalmente com a obra "Cordel de Moda - arte e Cotidiano na feira de Caruaru"; cobriu as principais semanas de moda do circuito Nova York, Londres, Milão, Paris, Rio e São Paulo, publicou e apresentou pesquisas científicas a convite da USP em Dublin, Moscou, Budapeste e Cracóvia, é apaixonada por literatura e arte e no Coletivo Lírico expressa todo seu olhar sobre a moda em forma de objetos de consumo afetivos

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