Tá afim de pensar, sentir e criar moda tudo ao mesmo tempo? Pois então fica aqui a dica de um curso ma-ra-vi-lho-so (que a gente já testou, aprovou e faz repeteco sempre que pode, afinal, apreender nunca é demais) que começa na segunda-feira (21 de março), na FAAP! <3

 

“O arqueólogo é aquele que procura o que não somos mais, em termos de cultura,

economia, política, arte e pensamento. O cartógrafo, por seu turno, é aquele que,

ouvindo os sinais das ruas, percebe e antecipa o que está em vias de se produzir numa

sociedade e numa determinada época”, Brunno Almeida Maia

 

Partindo dos escritos do filósofo, ensaísta e crítico alemão Walter Benjamin (1892-1940), sobre a Moda e as roupas, e de autores como Guy Debord, Gilles Lipovetsky, Roland Barthes, Friedrich Nietzsche, Charles Baudelaire, Giorgio Agamben, Hannah Arendt, Gilles Deleuze, Judith Butler, Simone de Beauvoir, Donna Haraway, Michel Foucault, Jacques Rancière, Richard Sennet, Virginia Woolf e Marcel Proust, o curso “Moda, Arte e Filosofia: relações e diálogos para criação” propõe uma leitura do momento atual, a partir da relação entre Moda, Arte e Filosofia, apoiando-se nas metodologias arqueológicas e cartográficas. Num trabalho de abertura do pensamento – por meio da filosofia, da história, da história da arte, da fotografia, do cinema e da literatura – o principal objetivo do curso é transformar o olhar – muitas vezes intuitivo e sem apuro metodológico – para a relação entre a Moda e a História, entendendo o passado como uma potência para a prospecção – futuro – na criação. Neste sentido, cada aula terá um tema, como a Moda e a Arte, a Moda e o Corpo, a Moda e a História, a Moda e a Narrativa, a Moda e a Imagem e a Moda e a Memória, que pretende instigar nos estudantes a observação que o ato de vestir-se vai além de mera estética, e engloba questões mais profundas sobre o contemporâneo, o nosso tempo e a nossa cultura.

A QUEM SE DESTINA:

Interessados pelo assunto, tanto com formação prévia ou não.

METODOLOGIA:

O curso conta com aulas didáticas, a partir das exposições do professor, orientadas a partir da leitura conjunta de trechos selecionados de textos dos autores, e na exibição de conteúdos imagéticos no Power Point. Os trechos dos textos selecionados serão entregues aos estudantes na primeira aula.

CARGA HORÁRIA: 15 horas-aula

PERÍODO: 21 de março a 04 de abril/ 2017

DIAS DA SEMANA: Terças e Quintas

HORÁRIO: 19h – 22h

INVESTIMENTO TOTAL:
Público externo: 3 parcelas de R$ 228,00
Aluno, Ex-Aluno, Funcionário e Professor: 3 parcelas de R$205,20

FORMA DE PAGAMENTO:
Cartão de Crédito – Visa ou Mastercard (com cartão de crédito a matrícula pode ser realizada pela internet)
Cheque pré-datado – matrículas somente presencial
Boleto à vista – enviar e-mail para cursos.sp@faap.br

CAMPUS: São Paulo – Sede