Dica hello pra semana – e pra alma!

O curso “Constelações Visionárias: a relação entre Moda e Filosofia”, investiga o diálogo existente entre Filosofia e a Moda, tendo como base os escritos sobre vestimenta e moda do filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940), no contexto do capitalismo cultural do século XIX.

O que a coleção de Inverno 2007 da Balenciaga por Nicolas Ghesquière, tem a ver com revolução política? Qual o diálogo entre o pensador alemão Walter Benjamin, e a coleção Mondrian de 1965 de Yves Saint Laurent? Como é possível relacionar a estreia da Comme des Garçons na Paris da década de 80 com a Queda do Muro de Berlim? A atual tendência Agender (moda sem gêneros), encontra consonâncias nas ideias de Judith Butler, Friedrich Nietzsche e do poeta francês Charles Baudelaire? Com Elsa Schiaparelli e Salvador Dali, os futuristas e Giacomo Balla, Moda pode ser Arte, e a Arte pode iluminar o cotidiano?

Neste sentido, a partir de temas presentes na atualidade como a Moda e a Arte, a Moda e o Corpo, a Moda e a História, a Moda e a Narrativa, a Moda e a Imagem e a Moda e a Memória, o curso quer instigar os alunos a observarem o ato de vestir-se como algo que vai além de mera estética, e engloba questões mais profundas sobre o contemporâneo e a cultura.