O inédito do cotidiano

por | 25/04/2024 | 2024, vida interior

Era uma vez um país chamado Internet. Nele, em suas diferentes cidades (mais conhecidas como aplicativos sociais) era rei quem lutava com o algoritmo, e não contra ele. 

Mas afinal, o que é o algoritmo? Primeiramente indico o filme O Jogo da Imitação, tem no Netflix Brasil, para conhecer a história de como foi inventado o algoritmo e como ele contribuiu para acabar com a Segunda Guerra Mundial. 

Bom, tem mais: em redes sociais, os algoritmos desempenham um papel crucial na organização e apresentação de conteúdo para os usuários. Eles são responsáveis por determinar quais postagens, anúncios ou perfis são exibidos no feed de notícias de um usuário com base em uma variedade de fatores. Aqui estão alguns dos aspectos em que os algoritmos são usados em redes sociais:

  1. Relevância do conteúdo: Os algoritmos analisam o histórico de interações do usuário, como curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques, para determinar quais postagens são mais relevantes e interessantes para ele. Isso ajuda a personalizar o feed de notícias de cada usuário com conteúdo que seja mais provável que ele engaje. Por isso, muito cuidado com quem você stalkeia! O argotimo vai te colocar cada vez mais em contato com aquele conteúdo tóxico. 
  2. Classificação de conteúdo: Os algoritmos classificam o conteúdo com base em sua qualidade, popularidade e relevância. Eles podem priorizar postagens de amigos próximos, conteúdo viral ou anúncios patrocinados, dependendo dos interesses e comportamentos do usuário. Por isso, solte o dedo no unfollow: siga na vida virtual apenas quem você seria amigo na vida real. 
  3. Filtragem de spam e conteúdo inadequado: Os algoritmos são usados para identificar e filtrar automaticamente conteúdo indesejado, como spam, notícias falsas, discurso de ódio ou imagens perturbadoras. Isso ajuda a manter um ambiente seguro e saudável na plataforma. Por isso, nada de ctrl c ctrl v nas respostas. Exercite a criatividade e a individualidade respondendo com calma cada pessoa que te enviar uma mensagem. 
  4. Recomendações de amigos e conexões: Os algoritmos podem sugerir novos amigos, grupos ou páginas com base nas conexões existentes do usuário e em interesses compartilhados. Isso ajuda a expandir a rede social do usuário e promover a descoberta de novos conteúdos e comunidades. Pense da seguinte maneira: quem abastece o algoritmo é você! Seja saudável quanto ao conteúdo que você se expõe. E mais: assim como quando a gente era criança e nossas mães diziam para não falarmos com estranhos, por que então, na Internet, a gente acredita em tudo que um estranho (influenciador) diz? 
  5. Publicidade direcionada: Os algoritmos analisam os dados do usuário, como idade, localização, interesses e comportamentos de navegação, para segmentar anúncios relevantes e personalizados. Isso aumenta a eficácia das campanhas publicitárias e melhora a experiência do usuário ao exibir anúncios mais relevantes. O Instagram não está lendo seu cérebro quando você pensa em comprar uma camiseta por exemplo. Mas ele mede a quantidade de tempo que você passa olhando imagens que contenham essa peça de roupa. 
  6. Tempo de exibição e frequência: Os algoritmos determinam quando e com que frequência determinadas postagens ou anúncios são exibidos no feed de notícias de um usuário. Eles podem levar em consideração o momento da postagem, a relevância do conteúdo e o comportamento de navegação do usuário para otimizar a entrega de conteúdo. Não tem blefe: se apareceu para você como propaganda, é porque em algum momento você navegou por conteúdo similar. 

E aqui que vem a mágica do texto: não compare seu backstage com o palco alheio. Repito: não compare seu cotidiano com um close/uma foto de uma terceira pessoa. 

Existem filtros, aplicativos de photoshop e diversas outras artimanhas para a foto ser apresentada do jeito que é. Pode parecer clichê, mas, Instagram, não é vida real. Não passa nem perto disso. Sabe por que? Porque Instagram é um close e a vida real é feita de cotidiano, de rotina, de repetição. 

Foi assim que rolou o boom dos anunciantes das blogueiras de moda para as blogueiras fitness, sabia? 

Quanto mais repetido fosse o conteúdo, mais dedicação, mais vendia. 

Já as blogueiras de moda tinham que trocar todo o look várias vezes ao dia, ficou ainda mais mentiroso. 

E viver de mentira é um preço alto demais para mim. 

Beijocas com afeto

Sra. Helô




Autor:

Helô Gomes
Helô Gomes é bacharel em jornalismo, premiada nacionalmente com a obra "Cordel de Moda - arte e Cotidiano na feira de Caruaru"; cobriu as principais semanas de moda do circuito Nova York, Londres, Milão, Paris, Rio e São Paulo, publicou e apresentou pesquisas científicas a convite da USP em Dublin, Moscou, Budapeste e Cracóvia, é apaixonada por literatura e arte e no Coletivo Lírico expressa todo seu olhar sobre a moda em forma de objetos de consumo afetivos

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