100) Stella Dallas, Mãe Redentora, de King Vidor
99) As Irmãs de Gion, de Kenji Mizoguchi
98) Anjos de Cara Suja, de Michael Curtiz
97) Peregrinação, de John Ford
96) Êxtase, de Gustav Machatý
95) Desonrada, de Josef von Sternberg
94) O Morro dos Ventos Uivantes, de William Wyler
93) Atire a Primeira Pedra, de George Marshall
92) Hotel do Norte, de Marcel Carné
91) Serpente de Luxo, de Alfred E. Green
90) Les maisons de la misère, de Henri Storck
89) Rainha Christina, de Rouben Mamoulian
88) Pigmalião, de Anthony Asquith e Leslie Howard
87) Uma Noite na Ópera, de Sam Wood
86) O Homem que Nunca Pecou, de John Ford
85) Grande Hotel, de Edmund Goulding
84) Alexander Nevsky, de Sergei M. Eisenstein
83) O Homem que Sabia Demais, de Alfred Hitchcock
82) Ganga Bruta, de Humberto Mauro
81) O Delator, de John Ford
80) Possuída, de Clarence Brown
79) A Idade do Ouro, de Luis Buñuel
78) O Fugitivo, de Mervyn LeRoy
77) Vamos Dançar?, de Mark Sandrich
76) Fúria, de Fritz Lang
75) Jezebel, de William Wyler
74) A Imperatriz Vermelha, de Josef von Sternberg
73) Cupido é Moleque Teimoso, de Leo McCarey
72) Drácula, de Tod Browning
71) A Dama Oculta, de Alfred Hitchcock
70) Irene, a Teimosa, de Gregory La Cava
69) Beco Sem Saída, de William Wyler
68) A Mulher do Padeiro, de Marcel Pagnol
67) Cavadoras de Ouro, de Mervyn LeRoy
66) Frankenstein, de James Whale
65) A Floresta Petrificada, de Archie L. Mayo
64) Ritmo Louco, de George Stevens
63) Suprema Conquista, de Howard Hawks
62) A Cadela, de Jean Renoir
61) As Aventuras de Robin Hood, de Michael Curtiz e William Keighley
60) Kuhle Wampe, de Slatan Dudow
59) Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra
58) Inimigo Público, de William A. Wellman
57) Ninotchka, de Ernst Lubitsch
56) Demônio da Algéria, de Julien Duvivier
55) O Paraíso Infernal, de Howard Hawks
54) A Mulher Faz o Homem, de Frank Capra
53) Toni, de Jean Renoir
52) Filhos do Deserto, de William A. Seiter
51) Eu Nasci, Mas…, de Yasujiro Ozu
50) Boêmio Encantador, de George Cukor
49) Monstros, de Tod Browning
48) La Nuit du Carrefour, de Jean Renoir
47) Cais das Sombras, de Marcel Carné
46) Os 39 Degraus, de Alfred Hitchcock
45) Heróis Esquecidos, de Raoul Walsh
44) Boudu Salvo das Águas, de Jean Renoir
43) Alma no Lodo, de Mervyn LeRoy
42) A Nós a Liberdade, de René Clair
41) A Besta Humana, de Jean Renoir
40) O Anjo Azul, de Josef Von Sternberg
39) Gente no Domingo, de Edgar G. Ulmer, Robert Siodmak e outros
38) O Picolino, de Mark Sandrich
37) Zero em Comportamento, de Jean Vigo
36) Trágico Amanhecer, de Marcel Carné
35) Branca de Neve e os Sete Anões, de David Hand e outros
34) Scarface – A Vergonha de uma Nação, de Howard Hawks
33) Belezas em Revista, de Lloyd Bacon
32) A Noiva de Frankenstein, de James Whale
31) O Romance de um Trapaceiro, de Sacha Guitry
30) Cruzes de Madeira, de Raymond Bernard
29) O Pão Nosso de Cada Dia, de F.W. Murnau
28) Levada da Breca, de Howard Hawks
27) King Kong, de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack
26) Olympia – Partes 1 e 2, de Leni Riefenstahl
25) Filho Único, de Yasujiro Ozu
24) Sem Novidade no Front, de Lewis Milestone
23) A Cruz dos Anos, de Leo McCarey
22) Um Dia no Campo, de Jean Renoir
21) A Mocidade Lincoln, de John Ford
20) Crisântemos Tardios, de Kenji Mizoguchi
19) O Triunfo da Vontade, de Leni Riefenstahl
18) A Ceia dos Acusados, de W.S. Van Dyke
17) O Testamento do Dr. Mabuse, de Fritz Lang
16) Rua 42, de Lloyd Bacon
15) O Vampiro, de Carl Theodor Dreyer
14) Terra, de Aleksandr Dovzhenko
13) E o Vento Levou, de Victor Fleming
12) Diabo a Quatro, de Leo McCarey
11) Luzes da Cidade, de Charles Chaplin
10) Ladrão de Alcova, de Ernst Lubitsch
Os larápios nunca foram tão graciosos e belos como nessa obra de Lubitsch, sobre o furto de joias, amantes feitos e desfeitos e dona de um roteiro brilhante.
9) No Tempo das Diligências, de John Ford
Talvez o maior faroeste de Ford. A diligência representa sua nação, com o herói pistoleiro, a prostituta, o homem rico, a dama grávida, o médico alcoólatra, entre outros.
8) Tabu, de F.W. Murnau
O cenário é o paraíso Bora Bora, onde as personagens querem apenas viver e amar. O conflito surge quando o rapaz escolhe deixar o local em busca de seu grande amor.
7) O Mágico de Oz, de Victor Fleming
A grande fantasia dos estúdios, parte em cores, parte em sépia, terreno perfeito para Judy Garland e seus companheiros: o cão Totó, o Leão, o Homem de Lata e o Espantalho.
6) Tempos Modernos, de Charles Chaplin
O herói está alheio aos conflitos de seu tempo, mas acaba tragado ao seu interior: às confusões que causa na empresa, ou mesmo à manifestação que integra sem querer.
5) M, o Vampiro de Düsseldorf, de Fritz Lang
Os criminosos instalam um tribunal particular para julgar o “vampiro” que mata crianças. É mais um dos filmes de Lang que antecipa a Alemanha sob o nazismo.
4) O Atalante, de Jean Vigo
Obra-prima do amor perdido, entre o isolamento da barca e a grande cidade. Quando deseja rever a amada, o amante lança-se no rio e encontra sua imagem. Algo mágico.
3) A Grande Ilusão, de Jean Renoir
O cineasta francês realizou a obra pouco antes da Segunda Guerra, ambientada na Primeira e com a amizade entre dois oficiais de lados diferentes: um francês, o outro alemão.
2) Limite, de Mário Peixoto
Obra de vanguarda e único filme acabado de Peixoto. Místico, às vezes delirante, quase sempre a figurar no topo das listas de melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
1) A Regra do Jogo, de Jean Renoir
Outro de Renoir que antecipa a guerra, mas aqui pelo isolamento: um grupo de burgueses e seus criados em um grande castelo, em corridas e traições, alheios ao mundo externo. Comportam-se como crianças, evocam o teatro. Ao fim, os inocentes sempre levam a pior.
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