A década de 70 oferece misturas, cinemas variados, como a Novo Hollywood, o Novo Cinema Alemão, os filmes pipoca de Hollywood, o cinema político italiano, além de produções que refletiram, no calor da hora (ou quase), os conflitos do Vietnã. Destaque para cineastas como Coppola, Altman, Fassbinder, Herzog e muitos outros. Uma década para não esquecer.
00) Coração de Cristal, de Werner Herzog
99) A Lira do Delírio, de Walter Lima Jr.
98) Nós Não Envelheceremos Juntos, de Maurice Pialat
97) A Terceira Geração, de Rainer Werner Fassbinder
96) Pai Patrão, de Paolo Taviani e Vittorio Taviani
95) Tiro de Misericórdia, de Volker Schlöndorff
94) Três Mulheres, de Robert Altman
93) Tubarão, de Steven Spielberg
92) Esta Terra é Minha Terra, de Hal Ashby
91) Um Lance no Escuro, de Arthur Penn
90) As Irmãs Brontë, de André Téchiné
89) Cría Cuervos, de Carlos Saura
88) Um Dia de Cão, de Sidney Lumet
87) Esse Obscuro Objeto de Desejo, de Luis Buñuel
86) Espantalho, de Jerry Schatzberg
85) O Homem de Mármore, de Andrzej Wajda
84) Loucuras de Verão, de George Lucas
83) Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia, de Sam Peckinpah
82) Operação França, de William Friedkin
81) Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola
80) O Show Deve Continuar, de Bob Fosse
79) A Batalha do Chile – A Luta de um Povo sem Armas, de Patricio Guzmán
78) A Honra Perdida de Katharina Blum, de Volker Schlöndorff e Margarethe von Trotta
77) Lacombe Lucien, de Louis Malle
76) Iracema, Uma Transa Amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna
75) Sob o Domínio do Medo, de Sam Peckinpah
74) Bye Bye Brasil, de Carlos Diegues
73) Manhattan, de Woody Allen
72) Amor e Anarquia, de Lina Wertmüller
71) Trágica Separação, de Claude Chabrol
70) Muito Além do Jardim, de Hal Ashby
69) Jeanne Dielman, de Chantal Akerman
68) Lenny, de Bob Fosse
67) Mad Max, de George Miller
66) Uma História de Amor Sueca, de Roy Andersson
65) Barry Lyndon, de Stanley Kubrick
64) O Franco Atirador, de Michael Cimino
63) M.A.S.H, de Robert Altman
62) Prelúdio para Matar, de Dario Argento
61) O Enigma de Kaspar Hauser, de Werner Herzog
60) Violência de Paixão, de Luchino Visconti
59) Diabel, de Andrzej Zulawski
58) Saló ou Os 120 Dias de Sodoma, de Pier Paolo Pasolini
57) Cenas de um Casamento, de Ingmar Bergman
56) O Espelho, de Andrei Tarkovski
55) Os Duelistas, de Ridley Scott
54) A Noite Americana, de François Truffaut
53) Performance, de Donald Cammell e Nicolas Roeg
52) Providence, de Alain Resnais
51) A Última Ceia, de Tomás Gutiérrez Alea
50) Os Emigrantes, de Jan Troell
49) Lilian M: Relatório Confidencial, de Carlos Reichenbach
48) A Confissão, de Costa-Gavras
47) O Mensageiro, de Joseph Losey
46) A Árvore dos Tamancos, de Ermanno Olmi
45) Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci
44) O Mercador da Quatro Estações, de Rainer Werner Fassbinder
43) A Longa Caminhada, de Nicolas Roeg
42) Guerra nas Estrelas, de George Lucas
41) Corações e Mentes, de Peter Davis
40) Profissão: Repórter, de Michelangelo Antonioni
39) O Garoto Selvagem, de François Truffaut
38) O Último Magnata, de Eli Kazan
37) As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, de Rainer Werner Fassbinder
36) O Discreto Charme da Burguesia, de Luis Buñuel
34) O Sopro no Coração, de Louis Malle
33) Caminhos Perigosos, de Martin Scorsese
32) O Medo Devora a Alma, de Rainer Werner Fassbinder
31) A Mãe e a Puta, de Jean Eustache
30) O Açougueiro, de Claude Chabrol
29) Amargo Pesadelo, de John Boorman
28) Solaris, de Andrei Tarkovski
27) Um Estranho no Ninho, de Milos Forman
26) Cabaret, de Bob Fosse
25) Amarcord, de Federico Fellini
24) A Viagem dos Comediantes, de Theodoros Angelopoulos
23) O Império dos Sentidos, de Nagisa Oshima
22) Uma Mulher Sob Influência, de John Cassavetes
21) Cada um Vive Como Quer, de Bob Rafelson
20) O Amigo Americano, de Wim Wenders
19) Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen
18) S. Bernardo, de Leon Hirszman
17) Cinzas no Paraíso, de Terrence Malick
16) Rede de Intrigas, de Sidney Lumet
14) A Última Sessão de Cinema, de Peter Bogdanovich
13) Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola
12) Gritos e Sussurros, de Ingmar Bergman
11) Inverno de Sangue em Veneza, de Nicolas Roeg
10) Taxi Driver, de Martin Scorsese
De Niro, como Travis, passa suas noites no interior daquele táxi, com diferentes passageiros: com políticos, prostitutas e homens traídos.
9) A Conversação, de Francis Ford Coppola
O protagonista é o paradoxo: ao mesmo tempo plugado em tudo, ao mesmo tempo separado de todos, solitário, fechado em seu próprio universo. E perseguido.
8) O Espírito da Colmeia, de Victor Erice
A criança assiste o clássico Frankenstein e tem sua vida transformada em plena época da Guerra Civil Espanhola. Obra-prima sobre o universo infantil.
7) Nashville, de Robert Altman
Para Pauline Kael, este é o filme que mais bem revela a loucura da América. Passa-se na cidade-título, com música country e uma campanha política ao fundo.
6) O Poderoso Chefão – Parte 2, de Francis Ford Coppola
A continuação é tão boa quanto a primeira parte: tem Pacino mais malvado e, de quebra, De Niro como o jovem Corleone pai, sobre os telhados, transformando-se em assassino.
5) Aguirre, A Cólera dos Deuses, de Werner Herzog
A viagem a lugar nenhum não poderia terminar bem: uma jangada à deriva e o suposto desbravador sozinho, sobre águas escuras, rodeado de macacos, quase morto.
4) O Conformista, de Bernardo Bertolucci
É sobre a alienação humana, também sobre a viagem de descoberta de um soldado de Mussolini e a invasão da libertinagem em tempos hostis. O melhor de Bertolucci.
3) Chinatown, de Roman Polanski
O diretor de origem polonesa realiza um dos grandes filmes noir americano fora do período noir – e ainda faz a inesquecível cena da faca no nariz de Jack Nicholson.
2) Quando os Homens são Homens, de Robert Altman
O faroeste gélido de Altman parece às vezes calculado, às vezes livre. Passa-se em um local cheio de lama, com atiradores, cafetões e prostitutas.
1) O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola
Já foi descrito como um filme de salas fechadas, de sussurros, de mortes nem sempre às claras. É uma obra-prima à qual todo mundo recorre, ora ou outra, para lembrar o cinema perfeito. Começa com uma frase irônica – “Eu acredito na América” – e termina com uma mentira.
Os diretores mais presentes na lista:
Quatro filmes: Francis Ford Coppola, Robert Altman, Rainer Werner Fassbinder.
Três filmes: Werner Herzog, Bob Fosse, Nicolas Roeg.
Gostou? Tem mais!
Olá! Eu gostaria de saber qual o filme que tem a música “Sing” dos Carpenters em sua Trilha Sonora.
Obrigada. Márcia