Dá só uma olhada na barra dessas calças (todas de uma mesma matéria de uma Vogue européia, me desculpem eu normalmente não sou a colonizada deslumbrada que só olha pra coisa gringa, mas eu confesso que ando desacreditada no jornalismo de moda brasileiro)
Vamos ao jornalismo de moda italiano: vocês já ouviram falar da “La gonna pantalone”; traduzindo bem no dicionário seria algo como “a saia de calça”.
Foto: Kirstin Sinclair/Getty Images
Como usar para vestir modelos confortáveis e trendy em 2023
A saia-calça acompanhou a mulher ao longo do século XX na sua emancipação:primeiro usada para andar a cavalo quando era regra mesmo: a gente só podia usar saia! E Longa! Bom, ao longo dos tempos a calça foi se estreitando e encurtando e acabou tornando-se um emblema do guarda-roupa minimalista dos anos 90. Uma peça híbrida, para alguns um compromisso entre conforto e elegância, a saia-calça volta a dominar as passarelas graças ao seu charme inato. É inegável dizer que todo o seu encanto é jogado na dúvida: à primeira vista não fica claro se a peça é - precisamente - uma saia ou uma calça.
Fendi – Primavera-verão 1999
Vale prestar atenção que o tecido não faz você tropeçar quando você anda (nenhuma moda paga a conta de um tombo ou machucados no seu corpo)
A ideia é (quase) inteiramente italiana: Elsa Schiaparelli chega a Paris, impulsionada pelo amigo Paul Poiret, onde conhece alguns dos artistas mais influentes da época, como Man Ray, Duchamp e Salvador Dalí. Sua moda está ligada ao movimento surrealista e pronta para abraçar a vanguarda: além do sapato de chapéu e suas joias artísticas, Elsa cria a primeira saia para a campeã de tênis espanhola Lilí Álvarez para o torneio de Wimbledon: é 1931 e o sportwear antecipa a emancipação feminina, assim como a necessidade de libertar o corpo de talas e estruturas. O modelo foi de fato então adotado para passeios a cavalo e de bicicleta.
Lilí Álvarez a Wimbledon nel 1931 Getty Images
Uma revolução que começa também na modelagem: dobras, fundos e plissados treinam a criatividade e permitem criar aquele efeito surpresa que deixa as saias-calças tão chiques. A moda, diversa que só ela, apresenta diferentes peças de vestuário que jogam com este design, sugerindo muitas variações para o dia e para a noite, passando pela lã fresca ao veludo francês, chegando até mesmo ao chiffon.
O efeito surpresa, assim como a praticidade são qualidades garantidas: à primeira vista parece uma saia mas assim que você pisa descobre que são calças…!
E sabe com o que elas combinam muito? Camiseta! Clique aqui e crie a sua!
0 comentários