TOP 5 BENEFÍCIOS COMPROVADOS PARA A SAÚDE DO GENGIBRE QUE VOCÊ PRECISA SABER

image1-3-1

Procurando por uma maneira de levar sua saúde para um patamar completamente novo? 

Os efeitos incríveis de cura do gengibre o colocam no topo de nossa lista de alimentos vegetais para fins medicinais. Raiz de gengibre fresco, gengibre seco e pó de gengibre moído têm uso anti-inflamatório, antimicrobiano e antiespasmódico na medicina natural. Você pode comer gengibre cru ou beber chá de gengibre para ajudar a prevenir e tratar náusea, melhorar sua saúde cardiovascular, e estimular sua função cerebral. No entanto, além de ser bom para desintoxicação e limpeza, o gengibre também pode transformar saladas, sobremesas, assados e sucos em deleites culinários deliciosos e vívidos.

Gengibre é um dos condimentos mais saudáveis neste planeta, capaz de curar quase tudo! Quer você tenha um resfriado ou problemas cardíacos, o gengibre pode ser usado para tratar tudo isso! Incluir gengibre na sua dieta traz muitos benefícios para a sua saúde, alguns dos quais são mencionados abaixo.

1. Gengibre é anti-inflamatório

Relacionado com superalimentos como açafrão e cardamomo, o gengibre contém a substância gingerol, um anti-inflamatório natural e antioxidante.

Anti-inflamatórios naturais são importantes, pois eles podem ajudar a controlar um sistema imune hiperativo. Inflamação é a resposta natural e saudável do seu corpo a uma lesão ou doença – e fala para seus leucócitos que está na hora de começar o processo de cura.

Estudos descobriram que o gingerol e as enzimas na raiz e pó do gengibre são capazes de reduzir inflamação causada por infecções virais. Também foi constatado que o gengibre tem propriedades antivirais.

Mas, muita inflamação também está associada a doenças, como doença celíaca e fibromialgia, e é por isso que médicos e nutricionistas se interessam por antioxidantes – eles ajudam a reduzir a inflamação. Redução da inflamação é um benefício importante para a saúde quando se ingere raiz de gengibre ou bebe chá de gengibre.

6-Gingerol é um dos principais componentes anti-inflamatórios no gengibre. Pesquisas sugeriram que o gingerol ajuda a inibir substâncias e enzimas que causam a inflamação.

2. Gengibre é capaz de regular o açúcar sanguíneo

Gengibre é frequentemente apreciado por sua habilidade calmante, mas um dos benefícios para a saúde mais surpreendentes do gengibre é que ele também ajuda a regular o açúcar sanguíneo. Isto minimiza os sintomas negativos dos níveis elevados de açúcar no sangue, que, quando não tratado, podem resultar em problemas de saúde mais graves, como diabetes.

Diabetes é uma doença bastante comum hoje em dia, e nosso estilo de vida é o culpado! É uma condição metabólica que algumas pessoas já nascem com ela e a desenvolvem ao longo do tempo. Diabetes tipo 2 representa mais de 90% dos diagnósticos de diabetes. Um das causas de diabetes é hiperglicemia crônica – o termo clínico para nível elevado de açúcar no sangue. Se você consegue regular seus níveis de açúcar sanguíneo, estará menos propenso a sofrer de hiperglicemia crônica, a qual pode, com o tempo, resultar em diabetes.

Um estudo realizado com adultos sofrendo de diabetes tipo 2 constatou que um regime diário de pó de gengibre levou a uma queda gritante de 12% na glicemia de jejum. Também foi demonstrado reduzir o açúcar sanguíneo em mulheres com diabetes gestacional.

Visto que o gengibre reduz os níveis de açúcar no sangue, é seguro dizer que ele ajuda a regular o sistema mente-corpo para manter os níveis de açúcar sanguíneo sob controle e prevenir hiperglicemia crônica.

3. Promove uma digestão saudável e previne azia

Sabe aquela sensação nojenta que você sente quando come muito (ou come algo que não cai bem)? O gengibre é a bebida perfeita após uma refeição pesada! Ele tem um longo histórico de uso para distúrbios digestivos. Pode aumentar o fluxo intestinal, estimulando a digestão e aliviando os espasmos estomacais dolorosos.

O gengibre ajuda com a indigestão. Em 126 pessoas com indigestão, o gengibre melhorou a digestão, náusea, distensão abdominal e dor estomacal após 4 semanas. Foi sugerido que mastigar gengibre, comer doces de gengibre, beber chá de gengibre ou tomar cápsulas de raiz de gengibre pode ter um efeito terapêutico no alívio de um desarranjo gastrointestinal. Se você sofre regularmente de azia, pode tentar um desses antiácidos naturais para um rápido alívio da azia.

Quanto mais eficiente sua digestão for, mas energia você terá. Isso porque pesquisadores descobriram que aproximadamente 60% da energia do seu corpo vai para o metabolismo. Se o gengibre pode melhorar a digestão, seu metabolismo irá aumentar e energia ficará mais disponível. Isso é possível porque quanto mais rápido você digere seu alimento, mais rápido irá absorver as vitaminas e minerais dos alimentos que come. Então, o gengibre não só estimula a digestão melhorando os sintomas de dispepsia e acelerando o esvaziamento gástrico, como também beneficia seus níveis gerais de energia.

5. Gengibre alivia dor muscular

O gengibre é um analgésico natural seguro e eficaz. Se você está lidando com desconforto pós exercício ou com algo mais grave, a planta poderosa pode te ajudar. Devido às propriedades anti-inflamatórias do gengibre, ele é frequentemente usado para ajudar a aliviar dor muscular e articular.

Um estudo mostrou que atletas que tomam suplemento de gengibre tiveram dor muscular reduzida após os exercícios. Uma dose de gengibre de aproximadamente 2 g/dia pode modestamente reduzir dor muscular causada por exercícios intensos se tomada por pelo menos 5 dias.

Também foi demonstrado aliviar o desconforto causado pela osteoartrite. Pessoas com osteoartrite que tomam extrato de gengibre tiveram uma redução na dor inflamatória. Se você sofre de artrite, cápsulas de raiz de gengibre podem ajudar a diminuir seus sintomas. Você também pode adicionar gengibre ralado na sua dieta, acrescentando-o nas saladas, refogando-o ou adicionando-o em água quente para fazer um chá de gengibre anti-inflamatório.

Além disso, as propriedades antiespamódicas do chá de gengibre podem ajudar a aliviar dor abdominal associada à menstruação (dismenorreia). Esta é uma ótima notícia para mais da metade das mulheres que sofrem muita dor durante seus períodos menstruais. Uma xícara de chá de gengibre pode te ajudar a se recompor.

5. Gengibre reduz risco de câncer

Raiz e chá de gengibre têm propriedades anticancerígenas por causa de seus compostos antioxidantes poderosos e propriedades anti-inflamatórias.

As propriedades de proteção celular do gengibre podem diminuir o risco a longo prazo de certos cânceres. Isto porque este condimento e outros aromatizantes podem reduzir a atividade celular que causa alterações no DNA, morte celular e proliferação de células cancerígenas. Também pode ajudar a sensibilizar os tumores a tratamentos como quimio e radioterapia.

As propriedades anticancerígenas são atribuídas ao 6-gingerol, uma substância que é encontrada em grandes quantidades no gengibre cru. Em um estudo, 2 gramas de extrato de gengibre por dia reduziram significativamente as moléculas de sinalização pró-inflamatória no cólon. Também existem evidências de que o gengibre pode ser eficaz contra câncer pancreático, câncer de mama e câncer ovariano.

Embora o gengibre não cure todas as doenças crônicas, o seu uso regular com vários outros condimentos e alimentos vegetais pode ajudar a beneficiar a saúde geral.

como fazer chá de gengibre
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest