fbpx

seja uma pessoa melhor lendo esse post

  • Quando você se surpreende com a idade de alguém, sua fala (mesmo que inconscientemente elogiosa) é:

NOSSA! MAS NEM PARECE?!

amiga, sinto lhe informar: você está sendo preonceitusa.

sim.

está tratando com pré conceito pessoas mais velhas.

e o nome disso é etarismo!

vamos lá:

Por que idade é ofensa?

‘O preconceito contra os idosos, chamado de “etarismo”, ainda é um mal muito latente nos dias de hoje. Advindo de estereótipos que fazem parte da construção da sociedade, os preconceitos referem-se à saúde, a capacidade e empenho, idade, fragilidade entre outros

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), Cíntia Liesenberg avalia que as redes sociais transpareceram o lugar de estigma imputado àqueles que avançam para a velhice. E, ainda, podem invalidar uma opinião vinda de pessoas mais velhas. “A polêmica é motivada pela opinião controversa, que está num cenário propício a um ponto de vista contrário. Mas se desloca para o olhar sobre o envelhecimento e a forma que se atribui à velhice um lugar de ‘velha’, quando o termo é colocado de maneira pejorativa. O fato de Madonna ter divulgado fake news aparece, nesse contexto, por ela ser mais velha e, por isso, ser vista como alomo alguém que não sabe lidar com tecnologias ou não ter entendimento daquilo’ afirma Liesenberg ao site da Uol.

Ofensas disfarçadas — ou não — de piada escancaram a rejeição que a população idosa enfrenta.

Essas declarações reforçam o lugar negativo da velhice, que não é visto como um processo natural da vida. “Quando o outro envelhece, a negação vem como mecanismo de defesa. Essa é uma das bases do etarismo. [A negação] é no sentido de não conseguir lidar e enxergar algum aspecto nosso no outro. Considerar a velhice do outro é considerar a nossa própria. Considerar uma fragilidade e uma vulnerabilidade no outro é integrá-las à nossa própria finitude. A questão da velhice está muito ligada à finitude. Existe essa dificuldade da sociedade em lidar com a morte”

Mas se engana quem pensa que a velhice é um processo marcado exclusivamente por perdas. É imprescindível que a velhice seja encarada como uma fase da vida, e aqueles que enxergarem seus ganhos poderão ter um envelhecimento mais saudável. “É um privilégio envelhecer na contemporaneidade, pois se trata da vida em sua primeira instância. Evocar as potências da velhice é ir além do que se perde e perceber sua liberdade de ser depois de passar tanto tempo preso nas amarras sociais e no cumprimento de expectativas alheias, como no trabalho e na família”.

Sugestões para a sua fala quando você se surpreender com a idade de alguém:

  • Uau! Que vida linda você está levando!
  • Qual o segredo da paz de espírito?
  • Você bebe bastate água?

Sugestões para quando falarem pra você que você não parece a idade que tem (muito jovem ou muito velho)

  • Ué, mas você dizer “nem parece” não representa elogio pra mim, não.
  • Mas eu quero parecer a idade que tenho! Poxa, não me desapropria da minha história não!
  • Te perguntei alguma coisa?

E, pra finalizar, sabe qual a melhor vingança para uma pessoa etarista?

DESEJAR-LHES VIDA LONGA!

nas imagens, nossa blusinha PLENA, hit de vendas aqui na loja!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest